quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bolo Nega Maluca da D. Irene







4 ovos
2 xícaras de chocolate em pó ou "Nescau"
4 xíc. de farinha de trigo
2 xícaras de água fervendo
2 xícaras de óleo
1 ½ colher de fermento em pó
2 xíc de açúcar






Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes exceto a água e o fermento, misture bem, na mão mesmo. Acrescente a água aos poucos, misture bem até obter uma massa homogênea. Por último incorpore o fermento. Leve ao forno pré aquecido em forma untada com margarina e farinha, aprox. 30 minutos, depende do forno. Em 30 minutos espete o palito, se sair sequinho, está pronto para devorar!!




Beijinho ( recheio )

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa margarina ou manteiga
100 g de coco ralado

Modo de Preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Espere esfriar para rechear.


Brigadeiro ( cobertura )


1 lata de leite condensado
1 colher de sopa margarina ou manteiga
1 creme de leite sem soro
1 pacotinho de granulado


Modo de Preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela, acrescente com o fogo desligado o creme de leite. Espere esfriar para cobrir e colocar o granulado. 

Minha Aventura: Este bolo é o mais tradicional da minha infância, tradicionalmente servido em forma de "buraco" somente com cobertura de brigadeiro e granulado, ele é versátil e incrível!! Ele fica muito macio, portanto requer muita delicadeza ao cortar para rechear, pois corre o grande risco de rachar. Este da foto eu fiz com recheio de beijinho, gosto de bolo molhado, então reguei com 1/2 xícara de vodca ( dilui em uma xícara de água, não fica forte ). Dica: Só desenforme o bolo frio e o recheio e cobertura também devem estar mornos para aplicação. Solte a imaginação para cobrir, você pode esfarelar bis, colocar confete, coco ralado,raspas de chocolate, amendoim, castanha de caju...enfim carinho nunca é demais!!!!







sexta-feira, 12 de abril de 2013

Suspiro



1 medida de clara
3 medidas de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão

MODO DE PREPARO

Para cada medida de clara são 3 medidas de açúcar. Por exemplo, se for uma xícara de clara serão 3 de açúcar. Misture bem as claras e o açúcar e leve ao banho-maria por 1 minuto.Não pode ferver, leve a mistura à batedeira, acrescente o limão (pode ser também 1 colher de pó de gelatina, baunilha, qualquer corante)
Bata por 15 minutos, veja na foto a consistência que fica.

Vá pingando o suspiro com a ajuda de uma colher numa forma untada com margarina e leve ao forno bem baixo por 30 minutos, aproximadamente, ou até que os suspiros estejam firmes, não precisa dourar.  Reserve em recipientes com tampa, por até 1 mês.
É simplesmente delicioso. Enviada por Ana Maria Maria Maria, no site Tudo Gostoso


Minha Aventura: Já fiz várias vezes esta receita, porém faço a mão mesmo, batendo com o garfo. Primeiro bato bem as claras e aos poucos vou acrescentando o açúcar peneirando -o, acrescento o limão e coloco em banho maria por 1 minuto conforme indicação acima. O açúcar refinado tem o mesmo efeito que o açúcar de confeiteiro ou açúcar próprio para suspiro. Se quiser inovar, unte uma forminha de torteleta com fundo removível, você poderá utilizar o suspiro sobre a torteleta com creme (receita do creme de baunilha do Maurício) e gelatina...é um sucesso!! Sabe aquele suspiro que você até gasta o céu da boca derretendo um a um? Então é esse! Se delicie!!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Creme de Baunilha do Maurício



1 lata de leite condensado
1 lata de leite ( usar a medida do leite condensado)
4 gemas peneiradas
1 colher de sopa de amido de milho
1 creme de leite (de caixinha ou lata sem soro)
1 colher de sobremesa de baunilha 

MODO DE PREPARO

Dissolva muito bem o amido no leite. Leve ao fogo todos os ingredientes, exceto a baunilha e o creme de leite. Não pare de mexer, assim que engrossar, cozinhe mais um pouco. Desligue o fogo, e incorpore o creme de leite e a baunilha.

MINHA AVENTURA: Batizei com o nome do Maurício, porque ele ama esse creme, e tenho que fazer sempre. Na receita da foto usei ovos caipiras,  a cor ficou linda e super saboroso também ( o ovo tradicional também fica perfeito)! Este creme pode ser usado em mil receitas, este coloquei um camada de gelatina, mas você pode rechear bolos ( acrescentar mais uma colher de amido de milho ), fazer um pavê intercalando com camadas de brigadeiro, rechear pães... Aproveite as claras que sobraram e faça suspiros, aqui tem uma receitinha infalível! É só usar a imaginação e se deliciar!

Bolo Pamonha



5 latas de Milho verde Bonduelle*
1 lata de Leite MOÇA®
Meia xícara (chá) de leite
Meia xícara (chá) de manteiga (cerca de 100 g)
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Coloque-os no liquidificador e acrescente o Leite Condensado, o leite, a manteiga e os ovos
Bata bem e misture o fermento em pó
Coloque em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) untada com manteiga
Leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos
Retire do forno, espere amornar, desenforme e passe para um prato de servir.

MINHA AVENTURA: Ahhh nada como comer este bolo quentinho na companhia de amigos, num domingo à tarde, depois de rodadas de jogo de “catar” palitos!!!
Eu gosto de doce, bem doce, peneirei açúcar de confeiteiro por cima...hummm.O próximo, vou bater o milho com o leite primeiro e coar, acredito que ficará mais cremoso ainda.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pão de Queijo de sanduicheira



1 copo (requeijão) de leite
1/2 copo de óleo
3 ovos
1 pitada de sal
2 copos de polvilho azedo.
1/2 pacote de queijo ralado
Recheio a gosto, como queijo, presunto ( picadinhos) e orégano, ou calabresa frita (picada), presunto e tomates, goiabada, beijinho. Não use nada muito líquido.
Bata todos os ingredientes no liquidificador
Depois é só despejar um pouco de massa na sanduicheira, um pouco de recheio, e cobrir com massa. Feche a sanduicheira e deixe até dourar. A massa cresce muito.

MINHA AVENTURA

Teste a quantidade de massa para colocar na sanduicheira, inicie com uma colher de sopa de massa, coloque o recheio e mais uma colher de massa. Eu como sou o exagero em pessoa, coloquei colheradas de mãe na sanduicheira...de repente... a massa começou a vazar por todos os lados possíveis e imagináveis!! Aquilo borbulhava como se uma caixa de sabão em pó tivesse caído na máquina de lavar cheia de água!! Mas depois da tempestade, vem a bonança...acertei a quantidade e ficou muito gostoso para servir como lanchinho para pessoas queridas, de preferência comer quente, a textura dele frio não fica tão boa.

Broa de Fubá Caxambu - Tradicional


2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220g)
5 colheres (sopa) de manteiga (100g)
2 xícaras (chá) de fubá de milho (260g)
1 ovo (cerca de 60g)
1 e ½ xícara (chá) de União Refinado (240g)
½ xícara (chá) de leite (100ml)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
1 ovo para pincelar
1 colher (sopa) de erva-doce

Modo de preparo

Faça uma farofa com os ingredientes secos e a manteiga. Junte o ovo, o leite e amasse até obter uma massa homogênea. Faça bolas de aproximadamente 6cm (cerca de 80g de massa), pincele com o ovo, coloque na fôrma untada e asse no forno pré aquecido até que estejam levemente douradas. Tire-as da fôrma ainda mornas. ( receita do açúcar União)


 Minha Aventura: 

Eu gosto bastante de erva doce, coloquei duas colheres de mãe.Você pode variar os formatos usando forminhas de empada, quindim... eu testei com uma de quindim e outra com fundo removível. Ficam deliciosas!







Doce de Abóbora de preguiçoso



1.800Kg de abóbora (moranga) cortadas em cubos bem pequenos
1Kg de açúcar
12 cravos-da-índia
1 pacote de 100 g de coco em flocos ou ralado

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão, coloque a abóbora picada, jogue por cima o açúcar, o coco ralado e os cravos-da-índia, não precisa misturar, nem mexer - é de preguiçoso o doce, não esqueça!
Feche a panela e coloque no fogo, ao abrir fervura, aguarde 5 minutos e apague o fogo
Deixe esfriar sem tirar a pressão e abra a panela depois de 4 horas. Está pronto!


MINHA AVENTURA

Esta receita foi adaptada do site Tudo Gostoso, de Di Martins. Após o preparo acima, eu experimentei o doce e achei muito gostoso ( você pode consumir assim à vontade), porém a carinha dele estava meio pálida, não me lembrava o doce da minha mãe, então resolví inventar moda! Coloquei um copo de água e deixei fervendo 20 minutos, com a panela sem tampa. Voltei e mexí um pouco, coloquei o despertador para tocar 20 minutos após ( para deixar o doce pegar cor e apurar mais um pouco), antes que o despertador tocasse por volta de 10 minutos sentí um cheiro de açúcar queimado, saí correndo e fui para a cozinha...tinha grudado um pouco no fundo e o açúcar tinha queimado um pouco. Separei esta parte coloquei em um potinho plástico e o restante coloquei em uma refratária. No dia seguinte para minha surpresa este doce “quase” queimado ficou em ponto de cortar e DELICIOSO!!! Cortei em pedaços, ficou açucarado por fora e úmido por dentro!! Estou salivando só de escrever!! A outra parte, ficou com pouca calda e para comer de colher. O resultado vai depender do ponto que você preferir, se quiser deixá-lo com mais calda, assim que passar as 4 h, leve ao fogo entre 10 e 20 minutos até a abóbora ficar mais corada e pronto! Você obterá um doce de abóbora com calda e desfazendo em maciez. Se preferir um doce para cortar, apure mais e observe sempre, se você mexer de vez em quando a abóbora vai se desfazendo. Assim que você perceber que a calda está próxima a queimar (igual calda de pudim) desligue o fogo. Você pode espalhar em uma forma untada com margarina ou sobre o mármore com margarina, espere esfriar muito bem e corte como preferir, em barra, em formato de balinhas e enrolar no papel filme, com forminha de biscoito use a imaginação e boa degustação!!




Docinho de Leite em pó



1 lata de Leite em pó ( “o melhor” )
½ lata de açúcar (use a lata de leite em pó para medir)
100 ml de leite de coco light

Modo de preparo

Em uma vasilha grande misture bem o leite em pó e o açúcar, depois aos poucos vá incorporando o leite de coco. Conforme você for adicionando o leite de coco, vá amassando com as mãos (pode ser que precise de mais ou menos leite de coco) até obter uma massa homogênea conforme a foto. Sove um pouco, salpicando açúcar até não grudar mais nas mãos.Separe a massa em 4 e modele como quiser e passe no açúcar refinado.


MINHA AVENTURA: A receita acima foi adaptada de várias que pesquisei na internet, você pode sempre utilizar uma medida de leite em pó e metade desta medida de açúcar, a quantidade de leite de coco vai variar de acordo com o ponto que você obterá ao misturar os ingredientes conforme acima. Eu reservei uma xícara de leite em pó (a marca mais famosa, fica mais gostoso) para enrolar as bolinhas. Com o restante preparei a massa e coloquei a metade de açúcar e fui adicionando aos poucos o leite de coco, usei 100 ml. Você pode soltar a imaginação com esta massa, modele como frutinhas, bichinhos, utilize formas para biscoito se quiser abrir a massa com rolo. Para polvilhar no final leite em pó, açúcar refinado, açúcar de confeiteiro, gláçucar, açúcar cristal, coco, colocar confeitos coloridos, cravo da índia...Enfim a criatividade e o carinho é o limite para esta delícia!!! Nos sentimos crianças com esta gostosura, é impossível não roubar um docinho da bandeja antes da hora!!!!!