quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pudim de Claras da Renta


3 claras
500g de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de essência de baunilha
Suco de 1 limão



MODO DE PREPARO

Bater as claras até ficar em ponto de neve ( eu faço com o garfo, à mão ), ir acrescentando o açúcar peneirado aos poucos até formar um merengue ( como na foto ). Após acrescentar a essência de baunilha e o suco de limão. Caramelizar uma forma e colocar o pudim para assar em banho-maria. O pudim estará pronto quando ele ficar moreninho em cima. Desenformei ainda morno . O suco de limão fica bem acentuado, se preferir pode colocar menos. A textura deste doce é como um merengue por dentro.


Como caramelizar a forma?
É a primeira vez que faço isso (05/05/2013), pesquisei no you tube e adaptei conforme a foto. Coloquei açúcar no fundo da forma de buraco aproximadamente 1 xícara ( coloque o suficiente para que depois de derretido “ unte a forma”, coloquei uma chapa para manter aquecido e não queimar, você pode deixar em fogo bem baixo e colocar a forma direto na boca do fogão, tomando o cuidado de não queimar o açúcar, o ponto até derreter todo o açúcar. Espalhe esta calda untando bem a forma, no meio e nas laterais. Não coloque água, por ela pode ficar dura em ponto de bala. 











MINHA AVENTURA: Era para ser suspiro, mas errei o ponto, porque testei um batedor de claras. Não quis desperdiçar as claras e o açúcar, porque o gosto estava bom... Pesquisei umas receitas de pudim de claras e inventei esta. Detalhe, fiz duas forminhas redondas, em uma a calda só de açúcar queimado, deu certo, ficou perfeitinha, a outra que coloquei um pouco de água, ficou parecendo uma cobertura de vidro em cima do doce, tivemos que "quebrá-la" para comer rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário