sexta-feira, 3 de maio de 2013

Arroz Doce com Leite Condensado e Coco





Tempo de preparo
45 min
Rendimento
10 porções

INGREDIENTES
1 copo (tipo requeijão) de arroz branco cru, sem lavar
3/4 copo (tipo requeijão) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 vidro de 200 ml de leite de coco
2 gemas
600 ml de leite
50 g de coco ralado seco
Canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO

Coloque o arroz sem lavar em uma panela e adicione água fria até atingir mais ou menos 2 dedos acima do arroz. Leve para cozinhar em fogo baixo até que a água seque e o arroz esteja macio, caso a água seque e o arroz ainda esteja duro, coloque mais água para terminar o cozimento. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Bata as gemas com açúcar até virar uma gemada bem clara e fofa, reserve. Assim que o arroz estiver cozido, coloque o leite, o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e a gemada. Misture bem, mantenha cozinhando em fogo baixo até começar a borbulhar, conte 5 minutos, mexendo sempre para não derramar e desligue o fogo. Transfira para uma travessa e deixe esfriar, polvilhe a canela em pó e leve para gelar por pelo menos 4 horas antes de servir.

Informações Adicionais

Enquanto ele ainda está quente fica meio aguado, mas à medida que for esfriando vai ficando consistente, até atingir a consistência cremosa. Dicas: coloque filme plástico encostado na superfície do doce enquanto ele está quente para que não crie película, retira só depois de frio (não se preocupe, o plástico não vai derreter). Não lave o arroz, o amido que contém nele (aquele pozinho branco) é importante para a consistência do doce.

Receita extraída: 


MINHA AVENTURA: Esta receita é perfeita! Ficou deliciosa! Somente acrescentei durante o cozimento, 5 cravos e 1 canela em pau. Genteeemmm ficou maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário