quinta-feira, 28 de março de 2013

Doce de Leite descomplicado



1 litro de leite
2 xícaras de açúcar

Coloque o leite numa panela funda e adicione o açúcar, mexer bem antes de ir ao fogo. Depois coloque no fogo e não mexa até que fique pronto. Leva 1 hora e para começar dar o ponto o segredo é não mexer em hipótese alguma. Quando estiver no fogo se mexer uma vez o leite fica subindo o tempo todo e tem que mexer sempre.  A receita acima, rende este potinho da foto.

MINHA AVENTURA:
Fiz meia receita do indicado no link abaixo, não se renda à ansiedade como EU fiz, baixei o fogo durante a fervura e... o leite derramou no fogão, no chão, na pia, no teto... uma loucura!! Para consertar e não perder minha delícia, coloquei um pires no fundo da panela e... Hummmm, comí um delicioso doce de leite!!

Bolo coberto com Leite em pó


2 copos (requeijão) de açúcar
3 ovos
2 colheres de sopa de margarina 
2 copos (requeijão) de farinha de trigo
1 copo (requeijão) de leite
1 colher rasa de fermento em pó

MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e a margarina. Depois acrescente a farinha o leite e o fermento em pó, bata novamente, coloque em uma forma untada com margarina e farinha de trigo, leve ao forno. Corte o bolo para rechear somente após estar bem frio!


RECHEIO:

1 leite condensado
1 colher de margarina
50g de coco ralado
100 ml de leite de coco
Levar ao fogo todos os ingredientes mexendo sempre, até o ponto de aparecer o fundo da panela, ponto para recheio, espere esfriar para rechear o bolo.

COBERTURA I:

Molhar o bolo com 100 ml de leite de coco, antes de rechear.

Brigadeiro Branco Tradicional (Receita da sogrinha)

1 lata de leite moça
1 colher de sopa de margarina
1 gema peneirada
Levar ao fogo todos os ingredientes mexendo sempre, até o ponto de aparecer o fundo da panela, ponto para recheio, espere esfriar para rechear o bolo.

COBERTURA II:

Molhar o bolo com uma caldinha de água e açúcar ( 1 xícara de água com meia de açúcar, levar ao fogo até ferver, espere esfriar até o ponto de conseguir tocar com o dedo sem se queimar) - opcional.

1 xícara de leite em pó
2 colheres de açúcar de confeiteiro ou refinado

Após colocar a cobertura I , misturar o leite em pó com o açúcar, colocar em uma peneira e ir cobrindo o bolo. Se quiser colocar somente leite em pó, fica ótimo também, e pode exagerar que fica delicioso! Se deixar o bolo na geladeira vai ficar muito bom também!

MINHA AVENTURA:

Após colocar o recheio, esfarelei alguns suspiros e coloquei um pouco de creme de baunilha (vou postar a receita , mas... o suspiro derreteu e sumiu, não alterou o sabor ficou delicioso do mesmo jeito... Depois, ao cobrir com o brigadeiro branco, puxei um pouco no ponto e ao tentar espalhá-lo sobre o bolo, começou a puxar a casquinha e ficar pedacinhos, estragando a estética do coitado...Então pensei: O que fazer?? Há háaa vou cobrir tudo com leite em pó e açúcar, um doce com leite em pó, não tem como ficar ruim ...  daí criei a Cobertura II!! Resultado?? Todo mundo pediu bis!!!! O leite em pó dá um gostinho de infância!! Quem nunca comeu colheradas de leite em pó purinho purinhoo??


 




Sobrecoxa Assada


SOBRECOXA ASSADA

500g de sobrecoxa (sem pele se preferir)
1 sachê de assa fácil sabor cebola e alho
1 xícara de alecrim ( eu prefiro fresco )
½ xícara de manjericão
1 cebola grande cortada em 4

Coloque todos os ingredientes no saco de assar junto com o tempero sabor e alho e leve ao forno até dourar bem, no meu forno (que é fraco) ficou 1h.

Arroz de forno



ARROZ DE FORNO 
3 xícaras de arroz pronto (“já te vi” - de ontem)
1 xícara de leite
1 xícara de requeijão
1 creme de leite
100g de azeitonas verdes picadas
1 cenoura ralada
1 lata de milho verde
1 cebola picadinha
200g de queijo requeijão para gratinar (pode ser parmesão )
Chimichurri (tempero seco á gosto, eu coloquei duas colheres de sopa cheias)
Misture tudo exceto o parmesão, coloque em um refratário e cubra com o parmesão. Leve ao forno, aproximadamente 40 minutos, até verificar que está menos líquido e bem gratinado.

"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos."
William Shakespeare

O Diário de uma filha


Fiz esta página em homenagem à minha mãe, quem a conheceu entenderá muito bem o porque. A D. Irene era a sensação da família! Toda vez que nos reuníamos tínhamos certeza que daquela cozinha mágica iria sair algo de delicioso e principalmente regado de muito amor! Ela conseguia transformar até o simples arroz, feijão, bife e batata frita num manjar dos deuses, sem brincadeira, eu lambia o prato literalmente! Imaginem aquele caldinho de bife maravilhosoooo hummmm!! Lambia mesmo!
Hoje, não tenho mais a presença dela, mas a pouco tempo, comecei a me aventurar na cozinha, e o mais engraçado é que parece que ela está ali do meu ladinho me inspirando. Achei um jeitinho de me sentir do lado dela. Logicamente meus dotes culinários não são nem de longe semelhantes aos dela, porque eu cometo alguns desastres célebres pela falta de experiência, mas sinto o amor dela muito vivo e quando acerto alguma receita e alguém elogia sinto algo maravilhoso em meu coração.
Bem, é isso! Vou postar aqui as minhas experiências e as fotos, quando der certo eu aviso que deu e recomendo, ok?